Entre os dias 12 e 16 de maio, o dojô da Esportiva esteve bastante movimentado: 96 atletas participaram de exames que obedeceram às diretrizes da Confederação Brasileira de Judô.
As avaliações foram conduzidas pelos Senseis Angelika Marques Borsari, Luciano Alves, Carlos Marcondes, André Luís de Oliveira, Augusto Fabiano Ribeiro e Felipe Azarias.“O nível técnico dos nossos atletas é muito bom.
Atualmente, realizamos dois exames de faixa por ano — um neste período e outro ao final do ano. Essa mudança foi implantada há dois anos e teve um impacto muito positivo.
Antes, com apenas um exame anual, o intervalo era longo demais, especialmente para crianças de 7 ou 8 anos, o que acabava gerando frustração pela dificuldade de perceber sua evolução no Judô.
A realização de dois exames ao ano permitiu acompanhar melhor o progresso dos alunos, ajustando a graduação ao nível técnico de cada um”, disse João Paulo Nogueira Bassi, professor de Judô da SES.
“É importante destacar que para progredir nas faixas, é necessário frequentar regularmente as aulas e demonstrar o nível técnico exigido para cada graduação.
Nossas bancas de exame são formadas por um número reduzido de atletas, o que proporciona um ambiente mais sério e focado, exigindo dos alunos maior responsabilidade e concentração durante a avaliação”, complementou.
A cerimônia de entrega de faixas será no dia 27 de julho.
AGENDA CHEIA
Nos próximos dias, a agenda do Departamento de Judô está repleta de compromissos. Os rubro-negros terão, no próximo domingo, a terceira etapa do Circuito da Liga Sul-mineira de Judô, em Santo Antonio do Jardim.
Na sequência, vem o Open Ajinomoto, no Parque São Jorge, em São Paulo, nos dias 31 de maio e 1º de junho. Também em junho, em Vargem Grande do Sul, a Esportiva disputa a Copa Bushido.