(19) 3634-3988 atendimento@ses.com.br

SENAC TEM CURSO NA ÁREA DE ENFERMAGEM

senacPara os profissionais da saúde, é muito importante saber como tratar uma ferida de maneira correta. Afinal, esse tipo de lesão pode atingir tecidos profundos, causando complicações para a recuperação do paciente. Manter-se atualizado, principalmente em relação às novas tecnologias em curativos disponíveis no mercado, é um diferencial para os profissionais de enfermagem que atuam em ambientes hospitalares.
Além dos especialistas na área, saber alguns cuidados é importante para todos. A docente do curso Assistência de Enfermagem no Tratamento de Feridas do Senac São João da Boa Vista, Ariani Rosalin, explica como tratar e prevenir algumas feridas:
– Pés diabéticos: evitar se machucar, pois a cicatrização é mais difícil. Não usar sapatos apertados e ter cuidado com a costura da meia, optando por meias sem costura ou usadas do avesso. Cortar as unhas retas, sem tirar os cantinhos para não encravar e usar tesoura de ponta arredondada. Evitar o uso de salto alto.
– Crianças e adultos: lavar a área lesionada com água e sabão. Seguir as recomendações médicas, caso necessário o uso de medicamentos. Atenção à higiene da casa, principalmente, com os animais domésticos, para que pelos e sujidades não entrem em contato com a ferida.
– Paciente acamado: realizar mudança de posição do paciente a cada duas horas, com a utilização de coxins (travesseiros ou almofadas macias e sem botões ou furos) nas proeminências ósseas (entre os joelhos, tornozelos e calcanhares). Usar colchões que aliviem a pressão. Esticar bem as roupas de cama, não a deixando enrugada embaixo do paciente, para não formar ulcera por pressão. Observar diariamente, se há o aparecimento de manchas vermelhas e escurecidas na pele ou bolhas nas proeminências ósseas. Hidratar a pele com produtos adequados.
O curso está com inscrições abertas, e as aulas começam em 3 de setembro. O objetivo é atualizar os profissionais da área de enfermagem sobre as novas tecnologias em curativos e sua aplicabilidade.
Para mais informações, acesse o portal www.sp.senac.br/sjboavista ou ligue para (19) 3366-1100.

Serviço

Assistência de Enfermagem no Tratamento de Feridas
Início: 3 de setembro de 2016
Término: 8 de outubro de 2016
Horário: aos sábados, das 8 às 12 horas

Endereço: Rua São João, 204 – Centro
Informações: (19) 3366-1100 ou www.sp.senac.br/sjboavista

 

 

Submit a Comment